Qual a utilidade do Goji Berry no emagrecimento?

Se você quer emagrecer e já pesquisou o tema na internet ou se consultou com um especialista no assunto, provavelmente já ouviu falar do Goji Berry. Uma frutinha vermelha, parecida com uma uva passa, oriunda do Tibet, que possui vários benefícios a saúde.

Uma única fruta possui 19 aminoácidos, 21 minerais, Beta-sitostero, Flavonoides, 22 polissacarideos, triptofano, vitaminas do complexo B e  muita vitamina C (50 vezes mais do que uma laranja)! O que torna o Goji Berry um alimento com ações antioxidante e anti-inflamatória, sendo inclusive capaz de prevenir alguns tipos de cânceres.

Por todos os seus benefícios, a fruta é qualificada como um superalimento, o que leva muitas pessoas a crerem que o seu consumo é ótimo para o emagrecimento. Mas será que isso é verdade?

Antes de tudo, é importante considerar que nenhum alimento sozinho é milagroso para o emagrecimento e não deve substituir refeições ou grupos alimentares importantes para uma dieta equilibrada. Por ser saudável, alguns acabam exagerando na ingestão  do Goji  e até mesmo usando a  fruta como substituição a, por exemplo, um almoço inteiro. Esses comportamentos são prejudiciais e só tornam o processo de perda e manutenção de peso mais difícil e demorado.

Mas se você está seguindo uma alimentação adequada, o consumo da frutinha asiática é uma ajudinha extra na jornada para a perda de peso. A ingestão dentro da recomendação diária, que varia de 1 a 3 colheres de sopa (15 e 45g diárias), aliada a uma dieta balanceada auxiliar e rotina de exercícios irá potencializar seus esforços e trazer resultados mais efetivos.

Em um estudo publicado em 2011, no Journal of the American College of Nutrition, participantes que por 14 dias consumiram diariamente 120 ml de suco do Goji Berry tiveram a circunferência da cintura reduzida e aumentaram suas taxas metabólicas, quando comparados ao grupo que ingeriu placebo.

Além disso, no ano de 2005, um estudo realizado pela Universidade do Estado do Arizona comprovou que em indivíduos com níveis adequados de vitamina C, a oxidação da gordura em uma sessão de exercícios físicos moderados, é 30% mais eficiente do que em sujeitos com taxas da vitamina abaixo do desejável. Portanto, se você quiser estimular o processo de queima de gordura, consumir Goji Berry antes da atividade física é uma boa ideia!

A fruta possui baixa caloria e por conter vitamina B6, que produz neutrotransmissores, como a serotonina, o alimento também ajuda no bem estar, qualidades muito bem vindas para ajudar pessoas em dieta restritiva.

E se o motivo do seu emagrecimento é para o equilíbrio do colesterol, o Goji Berry dá um empurrãozinho! Estudos publicados na Nutrition Research, em 2009, indicam que por conta da ação antioxidante do Goji Berry aumenta a oxidação do LDL (colesterol ruim), além disso, a ação antiflamatória do beta-sisterol  contribui para  equilibrar o colesterol.

Mas se o seu caso é o controle do diabetes e seus efeitos, diferentes estudos confirmam a possiblidade do Goji ser eficiente no controle da glicemia. Compre Goji Top, Goji Berry em cápsulas Em outra pesquisa, cientistas da Universidade de Sydney apontaram que a futa poderia evitar a retinopatia diabética, uma complicação do diabetes que atinge cerca de 4,4 % dos pacientes que sofrem da doença.

Por isso, se você deseja um emagrecimento saudável vale a pena o consumo consciente do Goji Berry!