Dicas e Hábitos saudáveis para Emagrecer Bem

Estima-se que metade da população mundial está alguns quilinhos acima do peso. Isso porque vivemos em uma sociedade em que a vida sedentária e o consumo de alimentos para fins sociais estão sendo cada vez mais comuns. É óbvio que comer deve ser um ato de prazer, mas precisamos ter a consciência de fazer isso sem perder a ideia principal que a comida serve para nutrição, essencialmente. E quando o acúmulo de gorduras está maior do que esperávamos, emagrecer passa a ser um desafio, que muitas vezes é difícil de ser cumprido. Neste artigo, separamos dicas simples e úteis para te ajudar no processo de perda de peso, de forma saudável:

* Reveja suas prioridades: Para emagrecer, o primeiro passo é rever aquilo que é importante pra você, o quanto se alimentar é encarado como uma fonte de prazer e de liberar tensões e o quanto você está disposto a abrir mão disso. Saber isso será fundamental para o sucesso no processo, para evitar desistências. Recomendamos o uso de uma lista de prós e contras. É simples: anote em um papel quais são as vantagens em perder aquela quantidade de peso. Numa outra folha, anote quais as vantagens de continuar no peso que está. Por exemplo, continuar comendo será prazeroso e emagrecer exigirá esforços como comer uma fatia a menos de pizza no sábado. Sabendo o que você irá encara r, fica muito mais fácil seguir o caminho com persistência.

* Mude aos poucos: Comece diminuindo a quantidade de comida e inserindo alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras. O segredo não é radicalizar e sim se reeducar. Parece clichê, mas essa atitude é a chave para que você não recupere os quilos perdidos no futuro. Comece fazendo substituições, como assar ao invés de fritar. Adeque seu paladar, diminua o tamanho do prato e coma mais vezes durante o dia.

* Faça exercícios todos os dias: Não dá pra colocar na alimentação a responsabilidade de toda a perda calórica. Sabemos que o emagrecimento depende de um fator: quantidade de calorias gastas e quantidades de calorias ingeridas. Essa conta tem que dar negativa para que haja o emagrecimento. Se você precisa perder 500 calorias diárias, deixar isso por conta das refeições é difícil e pode te deixar fraco. O ideal é equilibrar exercícios regulares e diminuir a quantidade de alimentos aos poucos. Procure começar com algo que você tenha prazer em fazer, como andar de bicicleta, por exemplo. Isso será fundamental para que não desista na primeira semana.

* Tenha paciência: o processo de emagrecimento demora. Você não irá perder peso em uma semana ou duas. Estima-se que, para uma perda de peso saudável, o ideal seja eliminar dois a três quilos por mês. Parece pouco, mas o resultado será definitivo. Além disso, quanto antes você começar, mais rápido chegará ao objetivo proposto. Seja paciente e persistente.

* Procure auxilio médico: Se você for uma pessoa sedentária há muitos anos, é importante procurar um médico para fazer exames preventivos e checar se está apta a realizar exercícios físicos. Veja Super Slim X. Um nutricionista também pode ser de grande ajuda na hora de escolher os alimentos corretos.

Seguindo todas as dicas, emagrecer com saúde é só uma questão de tempo. Procure entender o processo como algo que irá te deixar mais confiante, feliz e ativo na vida. Como dica final, compartilhe suas experiências com amigos e colegas, pois eles irão te ajudar a manter o foco e não te colocarão em situações em que precise estar de cara com tentações. Diga que está em um processo de reeducação e peça a colaboração de todos. Além disso, sempre que pensar em desistir, lembrará que existem pessoas torcendo por você e poderá se manter firme.