6 Formas de Fazer Café Diferente

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água? Seja um café diferente ou mesmo um que seja preparado de forma mais tradicional, essa bebida se tornou popular e hoje faz parte do cardápio não só dos brasileiros mas de famílias no mundo inteiro.

Com uma grande variedade de sementes, acessórios e máquinas, a extração de café se tornou uma arte delicada.

Na verdade, dependendo de como você faz seu café, é possivel poderá alterar o sabor, o conteúdo nutritivo e o volume da cafeína em sua bebida. Aprenda aqui 6 formas de fazer um café diferente e experimente uma variedade de aromas dessa bebida espetacular.

 

Principais formas de fazer um café diferente e delicioso

 

  • Coador de Pano

Esta é uma maneira muito eficiente e tradicional de fazer café sem muitos segredos. Você precisa posicionar um coador de pano em uma caneca, garrafa térmica ou copo, adicionar os grãos de café e despejar a água quente que normalmente estará filtrando o café.

Um jeito prático de fazer café e que conta com uma extração rápida e moagem fina. O café apresentará acidez leve. Utilize 50 gramas para cada 500ml de água.

 

  • Filtro de papel

Uma forma interessante de fazer um café diferente com menos sedimentos e resíduos acumulados, é utilizando um filtro de papel para a coagem. Utilizada desde sua criação em 1908, o café com filtro de papel apresenta uma acidez cítrica e é recomendável utilizar 40 gramas para cada 500ml de água.

 

  • French Press ou Cafeteria Francesa

A cafeteria francesa ou French Press tem se tornado cada vez mais popular entre os apreciadores do café, principalmente pela expansão de modelos que atendem diferentes classes sociais com preços cada vez mais acessíveis.

A técnica da preparação consiste em derramar água quente sobre grãos de café na cafeteiraa e deixa-los descansar por alguns minutos. Depois, deve-se empurrar o êmbolo pressionando para baixo, para separar os grãos. O resultado será um café diferente, com um aroma e sabor intenso.

 

  • Moka ou Cafeteria Italiana

Se você gosta de café, então a probabilidade que aprecie de verdade um bom café italiano é muito alta. Precursor do café expresso, o moka é um acessório simples que utiliza pressão de vapor para impulsionar a água através de um filtro, produzindo assim um delicioso café.

Não é exatamente como o café expresso encontrado nas lanchonetes, mas fica próximo disso. Um café diferente e uma alternativa barata de conhecer o café italiano com sabor levemente amargo e pouca acidez.

 

  • Máquina de expresso

Tendo a cultura do café expresso se espalhado inicialmente pela Itália, esta é uma ótima escolha para degustar de um bom café, sendo uma bebida bem encorpada com leve acidez cítrica.

Note que há vários modelos de aparelhos que prometem produzir café expresso no conforto de sua casa, contudo estudos já evidenciaram que as máquinas domésticas não produzem pressão suficiente para criar o café expresso como você encontra nos restaurantes, bares e lanchonetes nas sofisticadas máquinas de expresso. Veja diferentes Dolce Gusto Automática. Você precisará de cápsulas também, busque por Cápsulas Dolce Gusto.

Estas sofisticadas máquinas são as mais recomendadas para entender o verdadeiro sabor dessa ótima alternativa de café.

 

  • Café turco

Conhecido também como café marroquino, o café turco apresenta um sabor mais marcante, mais encorpado e contêm mais cafeína.

Além de ser um café diferente do convencional, essa bebida também apresenta um lado místico, uma vez que após tomar o café, fica uma espécie de borra de café no fundo da xícara, onde se diz ser possível ler o futuro. Para fazer, é preciso ter um ibrik – uma espécie de panelinha especial pequena -, inserir uma colher de sopa do café, colocar a água fria e em seguida fervê-lo em média por três vezes com intervalos de descanso. Sabor completamente diferenciado e interessante.

Agora que já sabe como fazer um café diferente, basta escolher uma das formas citadas acima e experimentar essa bebida de diferentes maneiras e aproveitar os seus inúmeros sabores.